sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Novo Trojan

Novo trojan usa Facebook como isca para infectar computador

A Panda Security alerta sobre novos malwares que utilizam redes sociais e mensageiros instantâneos para enganar o usuário.
Um comunicado alerta os usuários do Facebook, e de programas como o MSN sobre novos ataques que utilizam estes serviços como isca. De acordo com a Panda Security, só em janeiro deste ano, mais de 50% dos computadores do mundo foram infectados com trojans.
O novo vilão denunciado pela empresa é o trojan Asprox.N. Utilizando um email enviado em nome do Facebook, ele informa que a conta do usuário está sendo utilizada para enviar SPAM.
Em seguida, afirma que sua senha foi modificada, por questões de segurança, e pede que o usuário acesse o arquivo em anexo para saber mais detalhes. Assim que o documento do Word é aberto, o trojan faz com que o computador envie SPAM utilizando as conexões disponíveis.
Outro novo malware é o Lolbot.q. Seu formato já é conhecido, pois é distribuído através de uma mensagem e um link enviados utilizando o MSN e similares. Ao clicar, o usuário faz o donwload de um worm que sequestra a conta do Facebook, impedindo que ela seja acessada.
Uma mensagem afirma que sua conta está suspensa e que, para acessá-la novamente, você deve responder a um questionário - no qual pode ganhar prêmios como iPhone 4, Ipad, entre outros.
Atraídos pela premiação, os usuários respondem as perguntas. Ao final, o malware pede o número de celular para fazer a cobrança de créditos semanais e só então o usuário pode recuperar sua conta na rede social.
Fiquem alerta!!!!
http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI4939674-EI12884,00-Novo+trojan+usa+Facebook+como+isca+para+infectar+computador.html

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011


.: Dia - Ver 0.97 (Freeware)
 
Programa para Fluxogramas. Muito fácil, além de ser gratuito!
Visite o site do desenvolvedor: clique aqui
Clique aqui para fazer o download do programa
(clique com o botão da direita e depois em "Salvar destino/link como...")

Scratch


.: Scratch 1.4 - Linguagem de programação para crianças (Freeware)
Esta é uma linguagem de programação ideal para crianças, jovens e interessados. É indicada também para aqueles que desejam entrar no mundo da programação. Permite simular efeitos físicos, matemáticos e mecânicos, criar atividades educacionais, games e apresentações multimídias. Segundo os seus criadores, esta linguagem possui um chão baixo e um teto alto, ou seja, pode ser aplicada desde o ensino fundamental I até a universidade. É uma linguagem que poupou alguns recursos avançados em prol da simplicidade. É a porta de entrada para o mundo das linguagens de programação.
Obs.: a equipe "Informática Educacional" colaborou como beta-tester junto ao MIT (Massachusetts Institute of Technology) para desenvolvimento desta nova versão (Scratch 1.3 e 1.4).
Clique aqui para fazer o download Plano Cartesiano - Apostila Scratch

Logo


.: LINGUAGEM LOGO (FREEWARE)
Linguagem de programação para crianças. Ideal para desenvolver a lógica, o raciocínio, noção espacial, lateralidade e muito mais. Saiba mais acessando o site do NIED-Unicamp.
Clique aqui para fazer o download do LOGO

- versão ".rar" (compactada com o software Winrar)
 
- versão ".exe" (executável)(clique com o botão da direita e depois em "Salvar destino/link como...")
 

Clique aqui para fazer o download do SuperLogo(Nied)

Python


.: Python 2.6.2 - Linguagem de programação (freeware)
Python é uma linguagem de programação de alto nível, interpretada, imperativa, orientada a objetos, de tipagem dinâmica e forte. Foi lançada por Guido van Rossum em 1991. Atualmente possui um modelo de desenvolvimento comunitário, aberto e gerenciado pela organização sem fins lucrativos Python Software Foundation. Apesar de várias partes da linguagem possuírem padrões e especificações formais, a linguagem como um todo não é formalmente especificada. O padrão de facto é a implementação CPython.

A linguagem foi projetada com a filosofia de enfatizar a importância do esforço do programador sobre o esforço computacional. Prioriza a legibilidade do código sobre a velocidade ou expressividade. Combina uma sintaxe concisa e clara com os recursos poderosos de sua biblioteca padrão e por módulos e frameworks desenvolvidos por terceiros. Fonte: Wikipédia
Clique aqui para fazer o download (13.8 Mb)

Placa UNILAB

.: Placa UNILAB Virtual versão 2.1 (freeware)
Permite simular processos e resolver problemas de lógica, ligando dispositivos de entrada, módulo de decisões e dispositivos de saída. Nas aulas de circuitos lógicos, apresentamos situações que os alunos devem resolver, fazendo as ligações por meio de fios e uma placa eletrônica que simula diversos processos e dispositivos eletrônicos. Por meio de entradas (inputs), saídas(outputs) e módulo de decisões – “NOT”, “AND” e “OR” – podemos explicar processos de funcionamento de componentes eletrônicos e objetos variados que muitas vezes fazem parte do cotidiano do aluno. Ex.: como funciona um Interruptor de luz? Como funciona um sensor de luz ou temperatura? Como funciona o motor?
Para o desenvolvimento destas aulas, criamos um modelo virtual para as unidades que não possuem as placas UNILAB.
Clique aqui para fazer o download (17 Mb)
Clique aqui para fazer o download do manual (.pps)

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Notebook do Futuro!

Encontrei no YouTube este vídeo sensacional com uma ideia de como seria “O” Notebook do futuro. Bem bolado.

Computadores do futuro

Como serão os computadores do futuro? Nada melhor do que conferir o que os fabricantes pensam sobre isso. Dê uma olhada.
Apple


VAIO Zoom!

Toshiba

Dell

KOOB+

HP “Menos é Mais”



Cario

Mac Mini

Cookbook

Computador-Bola



quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Segurança na internet

Cartilha de Segurança na Internet

Estamos diariamente ligados ao mundo virtual e para navegarmos com segurança nada melhor do que esclarecer as principais dúvidas relacionadas a segurança no uso de computadores e redes e também o significado de conceitos e termos que são utilizados frequentemente na Internet.
A
Cartilha de Segurança para Internet traz um guia para vários procedimentos e a postura que o usuário deve ter para garantir a sua segurança na Internet.

Veja o conteúdo da Cartilha:

Parte I:
Conceitos de Segurança
Esta parte da Cartilha apresenta conceitos de segurança de computadores, onde são abordados temas relacionados às senhas, engenharia social, malware, vulnerabilidade, ataques de negação de serviço, criptografia e certificados digitais. Os conceitos aqui apresentados são importantes para o entendimento de partes subsequentes desta Cartilha.

Parte II:
Riscos Envolvidos no Uso da Internet e Métodos de Prevenção
Esta parte da Cartilha aborda diversos riscos envolvidos no uso da Internet e seus métodos de prevenção. São discutidos os programas que possibilitam aumentar a segurança de um computador, como antivírus e firewalls, e apresentados riscos e medidas preventivas no uso de programas leitores de e-mails, browsers, programas de troca de mensagens, de distribuição de arquivos e recursos de compartilhamento de arquivos. Também é discutida a importância da realização de cópias de segurança.

Parte III:
Privacidade
Esta parte da Cartilha discute questões relacionadas à privacidade do usuário ao utilizar a Internet. São abordados temas relacionados à privacidade dos e-mails, à privacidade no acesso e disponibilização de páginas Web, bem como alguns cuidados que o usuário deve ter com seus dados pessoais e ao armazenar dados em um disco rígido.

Parte IV:
Fraudes na Internet
Esta parte da cartilha aborda questões relacionadas a fraudes na Internet. São apresentadas algumas maneiras de prevenção contra ataques de engenharia social, situações envolvendo fraudes comerciais e bancárias via Internet, bem como medidas preventivas que um usuário deve adotar ao acessar sites de comércio eletrônico ou Internet Banking. Também é apresentado o conceito de boato (hoax) e são discutidas algumas implicações de segurança e formas para se evitar sua distribuição.

Parte V:
Redes de Banda Larga e Redes Sem Fio (Wireless)
Esta parte da Cartilha discute implicações de segurança peculiares aos serviços de banda larga e de redes sem fio (wireless). Também apresenta algumas recomendações para que usuários destes serviços possam utilizá-los de forma mais segura.

Parte VI:
SPAM
Esta parte da Cartilha aborda o conceito de spam e os problemas que ele pode acarretar para usuários, provedores e empresas. Também são citadas técnicas de filtragem que podem ser utilizadas por usuários para tentar bloquear o recebimento de spams.


Parte VII:
Incidentes de Segurança e Uso Abusivo da Rede
Esta parte da Cartilha aborda tópicos relativos a incidentes de segurança e uso abusivo da rede. São discutidos os conceitos de política de segurança, política de uso aceitável, registros de eventos e sistemas de detecção de intrusão. Também são discutidos os procedimentos relativos ao processo de identificação e notificação de incidentes de segurança.

Parte VIII:
Códigos Maliciosos (MalWare)
Esta parte da Cartilha aborda os conceitos e métodos de prevenção para diversos códigos maliciosos (malwares), que são programas especificamente desenvolvidos para executar ações danosas em um computador. Dentre eles serão discutidos vírus, cavalos de tróia, spywares, backdoors, keyloggers, worms, bots e rootkits.Cheklist : Este checklist resume as principais recomendações contidas na Cartilha de Segurança para Internet. A numeração adotada neste checklist não possui relação com a adotada nas outras partes da Cartilha.Glossário : Refere-se a um conjunto de especificações desenvolvidas pelo IEEE para tecnologias de redes sem fio.


Fonte: http://cartilha.cert.br/

Sejam bem vindos!



      São muitos os desafios que atualmente rondam os bancos escolares com a chegada da internet e das diversas mídias educacionais. É de suma importância que os professores busquem formas de apropriar-se delas como subsídios para sua prática pedagógica. Impossível é negar estas mudanças e ficar alheio a tudo que vem acontecendo. Grande parte de nossos alunos nasceram nesta “era virtual” e trazem consigo informações, experiências e muita criatividade aliada à curiosidade.